Hoje vamos falar de uma técnica nova que está começando a ser usada com mais frequência aqui no Brasil. Trata-se da Kinesio Taping (KT), que atualmente começou a ter um grande impacto na reabilitação e medicina desportiva.
Kinesio Taping é uma ferramenta utilizada na área da fisioterapia e reabilitação esportiva. Devido a sua praticidade, eficiência e tecnologia de ponta, está sendo utilizada como padrão ouro “gold standard” para tratamento com bandagens terapêuticas. O método foi concebido a partir de faixas elásticas adesivas aplicadas sobre e ao redor dos músculos e está embasado no Conceito de Estimulação Tegumentar. Foi desenvolvido pelo Dr. Kenzo Kase há 25 anos no Japão, que descobriu que a dor resulta de uma disfunção no músculo e tecidos miofasciais que rodeiam uma articulação.
A eficiência do KT é surpreendente, é um material de fácil utilização para o Fisioterapeuta, resistente á água e de grande conforto para o paciente.
A aplicação de KT reduz edemas e a dor de lesões musculares. Isto ocorre porque a dor causada pela pressão exercida nos receptores, sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a bandagem promove, elevando a pele. Melhorando desta forma a circulação sangüinea e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente.
A bandagem tem como funções fundamentais:
- Corrigir a função do músculo: a bandagem é efetiva para recondicionamento de tensão anormal do músculo, ou para fortalecer o músculo enfraquecido.
- Melhorar a circulação sanguínea e linfática: a bandagem auxiliará na absorção de edema ou hematoma.
- Alívio da Dor: supressão neurológica da dor ocorre após a aplicação da bandagem na área afetada.
- Reposição da subluxação da articulação: a articulação é deslocada devido à tensão anormal muscular que pode ser corrigida com a bandagem que recuperando a função da fáscia e do músculo.
A aplicação está sendo explorada principalmente nas áreas de ortopedia e desportiva, porém vem conseguindo espaço também na fisioterapia pediátrica neurológica e respiratória melhorando a biomecânica e controlando tônus dos pacientes. Na respiratória ainda é bastante difícil encontrar pesquisas e artigos, porém com bases fisiológicas e biomecânicas, podemos utilizar as bandagens com uma boa resposta. Na neurológica ela é muito utilizada em patologias como paralisia cerebral, hemiplegia, torcicolo, lesão do plexo braquial e muitas outras condições.
Veja alguns exemplos:
Criança de 1 ano e 3 meses, histórico de prematuridade e displasia
broncopulmonar, encaminhado à fisioterapia para tratamento respiratório
devido à dispneia. Aplicação de kinesio taping com bases no método RTA, melhorando
justaposição disfragmática e apoio abdominal, facilitando o trabalho
muscular e diminuíndo o esforço. A criança diminuiu as crises de dispneia, apresentando-se mais ativa e respondendo melhor aos esforços.
Utilizada na Paralisia Braquial Obstétrica (PBO)
Torcicolo
Atrogripose
Entre outras...
Fonte: http://www.kinesiotaping.co.nz/
http://fisiopediatria.blogspot.com.br/
http://forabby.com/
http://jadonsjourney2009.blogspot.com.br/
http://www.kinesiotaping.co.nz/
http://mikaelajane.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário